Nasce a Reserva El Nagual

Um grande ideal construído com as bases da auto-sustentabilidade

Muito mais que um lugar onde se pode ter contato com a natureza, a Reserva El Nagual é um ideal de vida que foi construído ao longo de mais de vinte e sete anos em busca da perfeita integração entre o homem e o meio em que vive.
Valorizamos o respeito, o cuidado e a preservação da natureza aliados a qualidade de vida, provando assim que é possível e urgente uma mudança em nossos conceitos e hábitos cotidianos. Sem radicalismo, e sim com soluções práticas e inteligentes teremos capacidade de construir uma vida melhor para cada um de nós, para o nosso planeta e para as futuras gerações.
A Reserva El Nagual é o meio que temos de compartilhar com vocês tudo isso: a nossa vida e os nossos ideais.

Assim nasce a reserva El NagualFoi em 28 de dezembro de 1989 que chegamos aqui e que a batizamos de El Nagual. Dali em diante foram 7 meses na barraca…

No local já existia um casarão de estuque. Muito bem feito. Deixamos o casarão com o nosso primeiro casal de caseiros /parceiros. Foram três anos sensacionais e cheios de descobertas!

Em Janeiro de 1991 a propriedade era toda desmatada. Com a ajuda do Roberto e da Susana (pai e 2ª mãe da Mariana) construimos um teodolito de bambú para medir a propriedade. Os dois cientistas ficaram calculando senos e cosenos sem ajuda de calculadora, à luz do gerador durante a noite inteira. O resultado da experiência deu 0,2% de erro!

Vivemos até abrir a pousada sem energia externa, apenas com o que gerávamos na roda d’água.

Por aquela época já tinhamos cabras!
Ô bicho doido!!!

Mas a nossa grande paixão sempre foi plantar!