Espaço Construído

Biodigestor: solução real para o tratamento de esgoto

O biodigestor é solução real para o problema do esgoto em pequena, média e grande escala. Analisemos a atual situação: a sociedade consome montes de dinheiro na construção e manutenção de sistemas ineficientes e muito agressivos ao ambiente, que não contemplam a população em sua totalidade e não suprem as necessidades básicas de saneamento.

O biosistema – composto pelo biodigestor, caixa de compensação, biofiltros, zona de raízes e lago de macrófitas (algas) – além do tratamento eficiente, auxilia na geração de emprego e renda incrementando a produção de alimentos através da agricultura e da piscicultura que é viabilizada no lago de algas.

Pode ser construído com relativo baixo custo e facilidade, pois não requer materiais sofisticados e a mão de obra é de fácil capacitação, requerendo apenas conhecimentos básicos de construção e da orientação de técnicos capacitados.

O biofertilizante produzido no processo de tratamento não possui patogênios graças à fermentação anaeróbica pela qual passa e é ideal para utilização na manutenção de praças, jardins e hortas comunitárias pois não oferece riscos à saúde.

É consolidado como um perfeito substituto dos fertilizantes químicos, muito mais caros e agressivos ao meio ambiente.

O biodigestor pode permanecer por baixo das construções, ruas ou garagens sem prejuízo para as mesmas e sem obstruir o uso do terreno.

Aqui em nossa reserva, inicialmente, nós construimos o biosistema com foco no tratamento de esgoto. Porém, a extração dos produtos provenientes do processo superou em muito as expectativas previstas em nosso planejamento e hoje temos pelo menos duas horas de gás diários para consumo na cozinha e no atelier de velas e os biofertilizantes são utilizados no pomar, onde obtivemos um ganho de produtividade de pelo menos 50%. A construção do nosso sistema foi realizada com o conhecimento técnico do O Instituto Ambiental – OIA.

Para mais informações sobre biodigestores e biosistemas visite o site da O Instituto Ambiental.

O gás metano que é captado no biodigestor é de boa qualidade e pode ser utilizado na cozinha de escolas públicas, creches e hospitais, ou, quando em grandes quantidades, em usinas termoelétricas.

Bioconstrução

A bioconstrução faz parte da permacultura e aqui gostamos de praticar. Nos conectamos ao Nagual para resgatar nossos saberes ancestrais e construir com material que a natureza nos oferece (areia, barro, palha, esterco), gerando o menor impacto ambiental possível.

Nossa casinha da horta foi bioconstruida em parceria com os Low Cosntrutores tem várias técnicas: cordwoord, bambu-a-pique, hiperadobe, banheiro seco, adobe africano, taipa de pilão, teto verde, janelas com vitrofusão, tintas naturais,  etc.

Casa na Árvore

Casa da árvore sonhada, realizada junto com equipe Tree House em outubro de 2013. Casa feita com recilagem de materiais. Janelas coletadas no lixo, teto de banner de político que perdeu eleição e por ai vai. A casa árvore tem uma rede pra deitar e se apaixonar de vez.

Casa de Garrafa

Casa de garrafa, que já foi cozinha, mas hoje é quarto de voluntários. Aqui reduzimos a quantidade de cimento e reutilizamos várias garrafas que seriam “lixo”, transformando em “luxo”. Nós reciclamos plásticos e metais, porém não conseguimos vender vidro, por isso usamos em nossas construções e nossas peças de vitrofusão.