Manejo da Terra e da Natureza

Água: fonte de vida e saúde.

As águas de Santo Aleixo são minerais. A região conta inclusive com três beneficiadoras comerciais: a Bonna, a Natura e a Paquera. Na Ecovila El Nagual, desde a captação até o despejo, a água recebe o mínimo de impacto possível.

Captação da Nascente

É feita de forma subterrânea, impedindo o contato da fonte com o meio externo e a consequente contaminação.

Uso Doméstico

Neste caso a água geralmente recebe uma alta quantidade de produtos tóxicos provenientes de materiais inadequados utilizados na limpeza (desinfetantes, detergentes, amônia, etc). Para minimizar este impacto nós utilizamos apenas sabões neutros e biodegradaveis em toda ação de limpeza.

Uso Agrícola

Geralmente, o maior volume de água é utilizado para a irrigação. Para este fim construímos uma captação independente da água do rio, que na nossa regiao ainda é pura.

Piscinas

É abastecida com água corrente da nascente e trocada a cada semana, evitando assim o uso de cloro e alguicidas. Uma vez despejada volta para o curso natural do rio e às vezes a utilizamos para a irrigação da horta.

Esgotos

O grande protagonista é o biodigestor, que capta as águas de esgoto e as transforma em energia (gás metano), biofertilizantes e algas possibilitando a criação de peixes sem a necessidade de alimentação industrial.

Solo e Agricultura

A nossa expectativa ao chegar no terreno que hoje é a Ecovila El Nagual era a de plantar uma horta orgânica, mas o quadro que encontramos foi uma terra degradada e o solo improdutivo em decorrência de capinas constantes, queimadas, fornos de carvão, solo lavado pelas chuvas, falta de biodiversidade (plantas variadas), lixo e esgoto a céu aberto.

As soluções foram surgindo aos poucos através de muito estudo e experimentação, entre as quais podemos citar a reciclagem da matéria orgânica local em morros de compostagem, adubos-líquidos, cobertura vegetal e aumento da diversidade de plantio. Todas essas práticas resultaram na recuperação da fertilidade e equilíbrio do solo e o controle natural de pragas.

Hoje, temos uma produção muito diversificada na horta e no pomar com a qual desenvolvemos subprodutos como geléias, vinhos, vinagres, conservas, entre outros, além do consumo ‘in natura’.
Além dos produtos que introduzimos, estudamos e implantamos formas de preparo dos produtos regionais que antes eram desperdiçados como caruruzinhos, ‘ora pro nobis’, fruta pão, inhames e mandiocas, frutinhas e ervas da mata atlântica, entre vários outros.

A experiência adquirida durante todos esses anos nos permite, hoje, oferecer um curso introdutório à gestão de alimentos orgânicos e solo que realizamos de maneira prática e sob demanda.